Será que é o carma do nome de sua capital? Brasília, por quê? Será que é apenas o feminino de Brasil ou é porque, sem seus nomeadores se darem conta, foi e é para significar que o Brasil ia? Porque, em muitas áreas da vida brasileira, o atraso é o que predomina.
Em alguns aspectos, comparado ao mundo, é:
- 8º em analfabetismo, entre 150 nações (1);
- 72º em corrupção, entre 177 (2);
- 39º em educação, entre 40 (3);
- 11,4% dos assassinatos, mesmo considerando guerras e terrorismo no planeta (4);
- 4º (em termos absolutos, e 42º a cada 100 mil habitantes) em mortes no trânsito (5) e (6);
- Possuidor de 16 entre as 50 capitais mais violentas (7);
- Detentor de 6% do território do planeta, mas recebedor de apenas 1% do turismo mundial, mesmo com as mais belas e exuberantes paisagens (8).
E se mudássemos o nome da capital para Brasilvai? Será que iria, finalmente?
Este texto trata ironicamente do assunto, apenas para lembrar mais um vez da negligência nacional. Pois, é natural que o nome Brasília, nada tem a ver com esse atraso. Até porque, se fosse trocado para Brasil vai, vai para onde? E se for para um lugar pior? Então, nesse caso, é melhor que ia, e não vai mais.
Ironia à parte. A incompetência dos homens públicos que representam a população é a causa desse atraso. Enquanto não tomarem vergonha e finalmente se envolverem no trabalho do bem do povo ou enquanto o próprio povo não dirigir, de fato, seu destino, o que há é esse padecimento.
Para quem ficou curioso sobre o nome da capital do Brasil:
- Significado: "o que vem das terras brasileiras" (9);
- José Bonifácio, o Patriarca da Independência, foi a primeira pessoa a se referir à futura capital do Brasil, em 1823, como "Brasília" (10);
- Aniversário da cidade: 21 de abril.
J.R.Jerônimo, 21.04.2014.