Textos e Lições 


Isto é maturidade 

Jefferson Luz

 

30.08.2012

Em determinados momentos de nossas vidas paramos para refletir sobre o que fizemos, o que nos tornamos e o que queremos ser.

Ao passar por algumas situações em especial, essas reflexões se tornam mais fortes e, percebemos que, muitos dos nossos amigos ficaram pelo caminho, sim, aqueles que dizíamos que seriam eternos. A cada dia que passa eles se tornam mais raros e, os poucos que realmente permaneceram, não vemos, porque falta-nos tempo.

Percebemos que, muitas vezes, preferimos o isolamento a falar daquilo que nos incomoda.  No entanto, quando resolvemos fazê-lo, nem sempre conseguimos medir as palavras e acabamos por magoar e ferir aqueles que não mereciam.

Neste momento você se dá conta de quem ou quais eram seus verdadeiros amigos e que, aqueles considerados especiais, nem eram tão especiais assim. Muitos deles eram egoístas, falsos e aproveitadores, enquanto que, outros que você acreditava serem pessimistas, rabugentos e chatos, na verdade eram transparentes, verdadeiros e queriam seu bem.

Você, que sempre quis ser “de maior”, já não se encanta mais com as badaladas nas noites de fim de semana, pois os compromissos chegaram e, seu salário tem um destino certo. Por falar em salário, este já deixou de ser suficiente para tantos compromissos e você mergulha no passado para ver o que errou, em qual parte do caminho traçado você, sem perceber, pegou um desvio, saiu da rota.

Fica perceptível o quanto nossos sentimentos se afloram. Rimos com mais vontade, como se esse sorriso nos libertasse de nossas angústias. Choramos com menos lágrimas e mais dor, como se não fôssemos sobreviver à tribulação em que nos encontramos. Julgamos com mais vigor, mais força e muito mais do que gostaríamos, pois sabemos distinguir o certo do errado, o aceitável do não aceitável e temos nossos princípios.

De uma hora para outra você passa a compreender-se, a se conhecer melhor e, ao mesmo tempo em que se considera um vencedor, alguém de garra, batalhador, você se vê confuso, com medo do que está por vir, dos desafios que ainda terá.

A incerteza que o futuro proporciona psicologicamente te dá arrepios. Empréstimos, dinheiro, casa, carro e etc., o ter nos assombra, pois nos mostra o quão “bem-sucedidos ou fracassados” somos, enquanto que, o ser não está na moda, ser honesto, humilde, intelectual não te faz popular.

Quantas vezes você ouviu que deveria curtir a adolescência, sem pensar no que poderia fazer quando adulto, sem apressar as coisas, pois um dia se arrependeria e, hoje, este é o sentimento que te move, o de querer voltar aos doze, treze anos, quando as responsabilidades eram apenas de fazer o dever de casa que a professora havia pedido.

É... meu amigo, a maturidade tão desejada chegou, aproveite-a como puder, desfrute o máximo deste tempo e tenha muita sabedoria, pois um alicerce mal feito põe em risco toda a estrutura de uma casa, sendo assim, uma escolha mal feita hoje pode comprometer muito o restante da sua vida.

 

Jefferson Oliveira Cristovão da Luz é funcionário público, técnico em análises clínicas, técnico em administração, escreve peças e atua amadoramente na igreja, desenvolve atividade voluntária a ONG que cuida de crianças carentes e a ONG que cuida de famílias de alta vulnerabilidade social, com palestras sobre Gripe A, Higiene, DST.


Voltar à Lista